Projeto Água Corrente


Ações efetivas de restauração florestal de Áreas de Preservação Permanente (APPs) do entorno de nascentes e faixas marginais dos cursos d’água são imperativas para ampliar a oferta de água em regiões com alta criticidade hídrica. O reservatório do rio Manso abastece 28% da Região Metropolitana de Belo Horizonte e 18% dos bairros da capital. Apesar da bacia do rio Manso estar localizada em uma Área de Proteção Especial (Decreto Estadual 27.928, de 15/03/1988), apenas 13% de sua área está sob responsabilidade da concessionária de água que opera o reservatório. O restante da bacia convive com pressões advindas do uso do solo no manancial Rio Manso, já que em sua bacia há a presença de zonas urbanas e principalmente intensa atividade minerária. Um agravante é que não há nenhuma deliberação oficial que estabeleça regras, planos de manejo e/ou cuidados específicos para a gestão desta área.

Neste contexto, o “Projeto Água Corrente: Recuperação florestal das áreas de Preservação Permanente que contribuem para o Abastecimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte” tem o objetivo de restaurar 410 hectares de vegetação natural em Áreas de Preservação Permanente (APP) do entorno de nascentes e faixas marginais dos cursos d’água em parte da bacia do rio Manso. As atividades serão desenvolvidas de forma integrada com a realidade local, contribuindo para a adequação de pequenas propriedades à luz da nova Lei Florestal brasileira.

O projeto é realizado pela Fundação Biodiversitas e financiado pelo Fundo Nacional de Meio Ambiente – Edital FNMA Nº 01/2015.

METAS :
  • Mobilização para seleção dos beneficiários diretos e assinatura de termos de compromisso
  • Elaboração e implementação de projetos de recuperação de APP dos imóveis rurais beneficiados e monitorados do processo de recuperação das áreas
  • Elaboração de Plano regional para pagamento por serviços ambientais (PSA)


Slideshow Image 2 Slideshow Image 3